Ouça nossos podcasts

O podcast Beabá Fiscal é uma iniciativa da Febrafite e do Movimento Viva para discussão de temas relevantes para o serviço público e para a sociedade brasileira de uma forma mais leve.

Episódios:

Ep. #01 – Reformas ou deformas?
Neste primeiro episódio, a jornalista Gilvânia Banker, da Afisvec/RS, e Rafael De Luca, da Afresp/SP, abordam uma pauta que, se aprovada, atinge toda a classe trabalhadora: a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Para falar sobre a proposta de texto constitucional, Gilvânia conversa com o vice-presidente da Febrafite e presidente da Audifisco/TO, Jorge Couto, e com o conselheiro titular na 2ª Câmara de Julgamento e da Câmara Superior do Contencioso Administrativo Tributário do Ceará, Leilson Oliveira.  O presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, apresenta o mais novo canal da entidade e Rafael De Luca destaca artigo publicado na Folha de S. Paulo, um dia após o governo federal encaminhar a PEC 32 à Câmara dos Deputados (leia aqui).

Ep. #02 – Renúncias tributárias – Quem ganha e quem perde?
Quantos empregos são gerados com a renúncia fiscal para uma empresa específica? Qual o valor da renúncia? Seria melhor não renunciar e fazer a transferência de recursos diretamente para aplicação em infraestrutura e educação na região da empresa e passar parte dos recursos diretamente para a população mais pobre? Sabemos que as renúncias fiscais podem atender políticas públicas de valor estratégico. Contudo, sem transparência, debate adequado e instrumentos de controle e avaliação, os benefícios desejados sofrem distorções e se perdem nas intermediações. Ouça o 2º episódio do Beabá Fiscal com as jornalistas Dani Oliveira, da Asfarn/RN, e Francisca Azevedo, da Febrafite. Os especialistas são os auditores fiscais Sara Felix (MG), Michel Gradvohl (CE), Paulo Guaragna (RS) e o economista Bernard Appy, um dos autores da PEC 45/20 (Reforma Tributária).

Ep. #03 – As “pegadinhas” da PEC 32 (Reforma Administrativa)
Neste beabá, você irá entender de que forma a Proposta de Emenda Constitucional 32/20, caso aprovada na forma apresentada pelo governo, vai refletir nos serviços públicos do Brasil. Para contar pra gente sobre essa proposta, a jornalista da Associação dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Sul (Afisvec), Gilvânia Banker, conversou com o auditor fiscal da Receita Estadual gaúcha, Marcelo Mello, com auditora fiscal de Minas Gerais, Maria Aparecida Lacerda (Papá) e com o advogado Claudio Fárag. O convidado da política é o deputado Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, que bateu um papo com o jornalista da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas de São Paulo (Afresp), Rafael De Luca, com exclusividade o Beabá Fiscal.

Ep. #04 – Você sabe o que são commodities?
Neste episódio, você vai entender o que são as commodities e sua influência no preço do arroz, dentre outros produtos da cesta básica consumidos no dia a dia da população. No Brasil, alguns setores, como o da agricultura e da mineração, consideram uma grande vantagem a grande presença das commodities na balança comercial nacional. Mas o que isso representa de fato para o País? Para explicar este beabá tributário, participam deste episódio o auditor fiscal de São Paulo e integrante da Comissão Técnica da Febrafite, Jefferson Valentim, e o senador da República Jean Paul Terra Prates.

Ep. #05 – PEC 32/2020: Tem pegadinha no concurso público
No dia do servidor público (28/10), vamos apresentar mais uma das pegadinhas da PEC 32/2020, que trata da admissão do servidor público. O que muda no concurso público? E como essas mudanças podem afetar ao País e a sociedade? Entrevistados: Roberto Kupski, auditor fiscal do RS aposentado e presidente de honra da Febrafite; o senador da República Major Olímpio (PSL-SP) e a professora doutora da Faculdade de Direito da USP, Maria Paula Bucci.

Ep. #06 – Lei Kandir
Neste episódio, os nossos convidados o auditor fiscal aposentado do Rio Grande do Sul, Roberto Kupski, presidente de honra da Febrafite, e o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) falam sobre a Lei Complementar 87, de 1996, conhecida como Lei Kandir, que isenta as empresas de pagarem ICMS sobre as exportações. O senador comenta ainda o PLP 133/2020, aprovado pelos senadores no dia 18/11/2020, que regulamenta o pagamento de compensações da União a estados e municípios devido às perdas de receita provocadas.

Ep. #07 – Preço dos Combustíveis
Zerar imposto federal e reduzir o ICMS dos Estados resolve o problema da alta dos combustíveis? A instabilidade no preço dos combustíveis impacta todos os setores econômicos. Mas afinal, onde tudo isso começou? Mexer nos impostos traz algum resultado? E finalmente, qual seria a solução definitiva? A jornalista Dani Oliveira conversou sobre essas questões com o diretor do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal) André Horta e com o agente fiscal de Rendas do Estado de São Paulo Ângelo de Angelis.

 

Fique ligado!

Você pode ouvir O Beabá Fiscal no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Siga Beabá Fiscal para ser avisado sempre que houver um novo episódio no ar.

Quer sugerir um beabá? Envie e-mail para ascom@febrafite.org.br com a sua ideia!